fbpx

Era uma vez uma sementinha….

gravatar
 · 
17.03.2022
 · 
3 min de leitura
Featured Image

A lenda é de Kaldi, um pastor que viveu na Etiópia por volta de 850 AC, e suas cabras saltitantes, de tanto comer a fruta do cafeeiro, na imagem podemos ver uma de suas cabras quase alcançando o cume, não se brinca com cafeína.

Kaldi vendo suas cabras em um estado de loucura, obvio que resolveu experimentar as frutinhas, após uma semana sem dormir, levou as frutas para um monge, este desaprovou o uso e as jogou em uma fogueira, subindo um aroma maravilhoso, o café então foi retirado das cinzas, moído e misturado com água quente. Originando assim o primeiro cafezinho do mundo.

Obvio que não foi exatamente assim, ele não ficou uma semana sem dormir, foi menos. Na real, ninguém sabe a origem correta, temos lendas e só. O importante é não faltar café.

O que sabemos

O café começou a ser cultivado e vendido na península Arábica, lá pelo século 15, mais precisamente era cultivado no Yemen. Chegando no século 16 o café já estava no Egito, Persia, Síria e Turquia. A bebida ficou conhecida como “vinho da arabia” e era consumida tanto pela elite como pelos peregrinos que iam visitar a Mecca, a cidade sagrada.

Os rumores sobre a bebida chegaram na Europa por volta do século 17, chegou a ser relacionada ao diabo, por um padre, mas causou tanto burburinho que o Papa Clemente VIII chegou a provar a bebida, seu trabalho nunca rendeu tanto, aprovando assim seu consumo e dando o aval para que todos bebessem.

https://miro.medium.com/max/875/0*hs52ZNnSFe3MVI_e.jpg

Cafeterias começaram a surgir por algumas cidades da Europa e o café começou a substituir as bebidas que mais eram consumidas no café da manhã — cerveja e vinho. Aparentemente foi uma escolha sábia, afinal todo mundo sabe que ir trabalhar bêbado não rende muita coisa.Saindo da Europa, o café chegou ao novo mundo e se popularizou devido as altas taxas sobre o chá. A tal ponto que Thomas Jefferson, disse que era a bebida favorita do mundo civilizado. Ele acertou nessas e outras coisas também.

A demanda começou a aumentar e o café começou a ser disseminado pelo mundo. O Brasil só se tornou o maior produtor de café do mundo graças ao Francisco de Mello Palheta, militar luso-brasileiro, que foi enviado pelo imperador à Guiana Francesa para obter mudas de café. Os franceses não estavam dispostos a compartilhar, afinal eles queriam um monopólio, mas a esposa do governador francês, deu-lhe buquê de flores antes de partir — enterrado no interior havia sementes de café. Dizem as más linguás que rolou um affair entre eles, mas isso não importa, o que importa é que devemos ao Francisco a industria $$$ de café que temos hoje.

Percebendo o potencial da bebida, missionários, comerciantes, viajantes e colonos, continuaram a transportar sementes de café para novas terras, e árvores de café foram plantadas em todo o mundo.Hoje os maiores produtores são: Brasil, Vietnã, Colombia, Indonésia, Etiópia, Honduras, India, México, Uganda, Guatemala, na ordem de grandeza.

***Pode conter um traço de fantasia no texto, mas boa parte é real. Eu acho.

Featured Image

Consumidores de Café

Os consumidores são o oposto dos especialistas Os consumidores abordam o café de uma maneira muito diferente dos especialistas. Para eles, o café é uma bebida diária (em oposição a uma bebida de luxo …
gravatar
 · 
março 23, 2022
Comentários

Sem comentários.

Deixe uma respostaResponder para

OVELHA NEGRA TORRA & CAFÉS® 2022 — Todos os direitos reservados

OVELHA NEGRA
TORRA & CAFÉS® 2022

 Todos os direitos reservados

OVELHA NEGRA
TORRA & CAFÉS® 2022

 Todos os direitos reservados

icone_facebook
icone_instagram
icone_zapzap